12 de fev. de 2014

EDUCAÇÃO

Este pleonasmo que nos acerca ano após ano chega a ser uma platonice, aquela espera com sabor de alguma coisa boa que possa acontecer. Minha frase para a nossa política. Sinceramente, sou cética. O povo deve mudar. Porque é deste ‘o povo’, o que esteve e está no poder. Então é ‘o povo’ que não tem educação nem preparo.
Não vou citar datas, nomes... As pizzas são grandes e os cofres também.
Por onde devemos ensinar o povo? Através da educação. Ah! Dirão alguns. Mas as escolas hoje em dia... Verdade, em se tratando de instrução e preparo, está uma merda. Escola vai ensinar calcular, mas será só em números; vai ensinar a dividir, mas não vai lá no meio da miséria e dizer, teu prato está cheio, reparta; vai ensinar a subtrair, mas sem noção de quantidade; não vai ensinar a usar o raciocínio para que te perguntes onde vai tanto imposto; vai ensinar a somar, mas não vai conseguir te fazer entender o porquê da necessidade dos homens do ‘povo’ somarem tanto para si próprios; e na multiplicação, observarás que poucos tem tudo e a maioria nada; não vai conseguir te orientar em cidadania porque o consumismo cria barreiras. Terás acesso a bons livros, mas se não tiveres educação, o pó permanecerá neles. E a escola vai te ensinar história, que em certas partes, creia, é estória. E tudo por falta de educação. Não há preparo profissional porque os que deveriam preparar não têm educação. Vai te instruir numa religião, mas qual é a tua?
Não vai dizer, por exemplo, tenha fé e amor para com teu próximo, ora, isto é repetitivo demais. A escola não vai te educar não. Vai te ensinar a ler, escrever e calcular tão somente, porque educado já deves sentar nos bancos, e aquele(a) professor(a) que está em frente ao quadro negro, deverá ter passado também pela EDUCAÇÃO.
Não pretendo ofender, e quero deixar bem claro a que educação me refiro.
Toco numa ferida que, hoje, nem a medicina tem a cura: FAMÍLIA. Simples. É dela que brota, vinga ou morre a EDUCAÇÃO. Não dá para se ofender. Perdemos a família para a mídia, para as posses, para o consumismo e para o confuso conceito de relacionamento (homem/mulher) que está vingando por aí. Itens absurdamente sem volta.
Não acredito que retroaja, o homem, por sua espécie esnobe. Jamais vai descer, cair, sim. Estamos todos caindo.
Quem quer constituir família deveria acompanhar o cio dos animais, nascimento até a idade adulta dos filhotes. Chacota? Não. Nós caímos, lembras?
Quem quer filho deveria pensar em grandes homens e grandes mulheres, mas com capacidades humanas e não abobalhados em shopping, modas e sexo. E que de abobalhados ficam com caras de idiotas, ‘emos’, ‘patys’, p...
Ética, moral, atitudes e comportamento, isto se aprende num lar. O lar é a escola vital onde a criança vai ter a primeira experiência como ser pensante. Se os que estão no ‘topo’ – os pais – não querem, ou ignoram, o que seja educação... Então é difícil espelhar-se no longo caminho que irá trilhar uma criança, e sua melhor escolha não será o pensamento, mas a oratória, ou seja, em nossos dias: papo, muita conversa.
Não necessitamos de muitas palavras, mas de pessoas que raciocinam antes e diante de tudo, e para o bem, porque para o mal... Já estamos lá no fundo do poço. Ainda podemos subir se tivermos a mão da vergonha a nos erguer.
‘O povo’ precisa de pai e mãe que tenham cérebros elevados e crenças sadias. Que saibam segurar a mão de seu(s) filho(s) como se as conduzisse para apanhar as benesses que o Universo nos ofertou. Ensinar-lhes a juntar as mãos para orar e abri-las para doar, que seus pés não sejam moldados somente para calçados onerosos, mas possuir a primazia de usá-los para saber andar na retidão. Que deste lar (abastado ou humilde) possa surgir preparado para a instrução primária, fundamental, superior... Chegar à escola para aprender e conquistar uma profissão, e bem antes de chegar lá, já estar educado para ser honesto e ter noção de respeito.
Se o professor não tem educação, também não saberá instruir e preparar um aluno. Educação não é só gentileza, é muitas vezes atitudes bruscas, como dizer não, virar as costas para o que não condiz com o correto, evitar desonestos, agiotas, trambiqueiros, caloteiros, mentirosos, ladrões... Educação é também saber que quando se lê um palavrão não significa que quem escreveu ‘praticou’ o palavrão. Merda é cocô, quem não faz? Limpar-se e saber limpar, é que são lá as coisas.