6 de jul. de 2014

AS CRIANÇAS NÃO TÊM MAIS AVÓS


Às vezes a ira toma conta da minha condição humana.
Quantas vezes surpreendo-me a questionar o porquê de envelhecer, se é para tornarmo-nos dependentes, frágeis, débeis, inúteis...
Sei que ouvirei argumentos divinos dos religiosos, científicos de médicos, filantrópicos de políticos, piedosos das ONGs... Argumentos que ainda não me convenceram.
Há algo de contraditório, principalmente nas religiões, crenças e seitas, quanto à imortalidade.
Falta comunicar aos incautos vaidosos que, serão eternos sim, mas não aqui. Convenhamos.
Não sou descrente, existe um mistério; creio no milagre da vida, aqui ou em outro universo, mas alguém me falar que morrer é o fim... Há algo errado, e desde o princípio.
Alguém se esqueceu de acrescentar alguma palavra no ‘texto da existência’, ou trocou os termos, lá no início da nossa história, quando ainda éramos amebas.
Os cientistas, agora começam a descobrir os mistérios do envelhecimento. Eles não sabem ainda que não há segredo, e sim, somente vida; e vida aqui, um dia vai embora.
Tanta mídia, tanto marketing em torno do assunto juventude, que começo a acreditar que o diabo existe.
Conheço pessoas com a idade de 90 anos que se submetem a horrores de masoquismo para aparentar o tal "em pleno vigor" na aparência, ao menos: academia, moda, silicone, plásticas... E vivas aos laboratórios.
Meus cabelos brancos estão em paz comigo e com a vida que trago em meu peito, não gostam de tintas, nem eu.
Estas pessoas de idade avançada que aparentam 40, 50 anos, são vazias. Inseguras e, acredite, imaturas. Estão competindo com a criançada, ridículas.
Aí está, para que envelhecer então, se é na idade avançada que está toda a nata da sabedoria e da experiência? E justamente, nesta fase, que colocaram o nome de ‘senil’, que tudo vira borrão.
É a etapa da vida onde as portas não ficam mais bem trancadas, e recebem as visitas do Srs. Alzheimer, Parkinson; Sras. Cervical, Osteoporose, mas nem todos aceitam suas amizades, e os que as aceitam resignam-se e tornam-se de fato senis.
Mas a preocupação há qual muito me faz questionar, é a da prepotência em se manter jovenzinhos e dentro desta mentalidade acontecem barbáries, distorções, pedofilia, violação de menores e vai até a maus tratos de animais, a lei protege pelo fator idade, mas eu diria que uma bela coça faria muito bem, não dizem que depois de velho se vira criança? Então. Ah, mas existem tipos que são idosos só quando lhes convém, só querem melhorar a parte de fora, carcaça.
Aparecem coisas por aí grotescas, como peitos com kgs de silicone, me perdoem os homens, mas há casos nojentos de se observar, fico imaginado tudo aquilo suado! Peitões turbinados e para baixo tudo enrugado.
Estou chegando lá, mas me pergunto: cadê o CÉREBRO?
Sei que muitos se enfurecerão com minhas colocações e questionamentos, ‘ora, quantas pessoas idosas que nos dão bons exemplos, boas orientações, aulas de sabedoria... E bla, bla´’. É isto: ‘quantas’! Mas não TODAS.
Crianças fazem coisas de crianças, os jovens seguem na sua incapacidade de se orientarem e lá mais acima um pouco, a tal glândula se acomoda e viram adultos, questão de poucos anos, o melhor da existência, mas rapidamente tudo vai despencando. Voltam a ser crianças, somente. Se ao menos voltassem à maturidade...
Reflitam antes de criticar meu desdobramento em tentar achar a parte divina de tudo isto.
Creio em Deus, é a minha existência, até este momento, porque a única coisa prática e fora de dúvidas que deve funcionar é meu cérebro, e deixo como liquidado e em suspenso o tempo que me resta.
Perdoem-me os laboratórios, os esforços científicos, os plantões de estética, os cirurgiões plásticos. Mas devo dizer que, quanto mais lapidarem as idades, menos cérebro restará, porque o tempo não se prende, mas o conhecimento, a sabedoria, a ética e o bom senso, sim. Por tudo isso penso que as crianças não têm mais avós.